pa giratoria

Quem somos

A Empresa Pública de Produção de Electricidade EP, abreviadamente PRODEL, EP foi criada através do Decreto Presidencial nº 305/14 de 20 de Novembro, como resultado da extinção das empresas públicas ENE — Empresa Nacional de Electricidade, E.P. e EDEL — Empresa de Distribuição de Electricidade, E.P. é responsável pela exploração, em regime de serviço público, dos centros electroprodutores.

A PRODEL-E.P. é uma empresa de interesse estratégico, dotada de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira, patrimonial e de gestão, e rege-se pelo Estatuto Orgânico aprovado através do Decreto nº 305/14 de 20 de Novembro, pelas normas complementares de execução, pela legislação aplicável às empresas públicas e, no que não estiver especialmente regulado, pelas normas de Direito Comercial e demais normas de direito privado em vigor.

A empresa tem por objectivo principal a produção de energia eléctrica no âmbito do Sistema Eléctrico Público (SEP), nos termos e condições das respectivas concessões ou licenças.

O Decreto Presidencial nº 61/15, de 5 de Março, nomeia o Conselho de Administração da Empresa Pública de Produção de Electricidade, PRODEL-EP, com a seguinte composição:

  Joaquim Ventura2  
Euclides Brito Benicio Machado Rosa Miguel
  Manuela Lopes